Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000

Fomos a Primeira e Única empresa de PNL com
ISO 9001:2008



Home - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Empresa - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Agenda - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Cursos & Treinamentos - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 InCompany - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Revista InterActius - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Actius News - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Contato - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000
Notícias  

 

Liderança - O que é mais importante?

Domingo, 01 de Junho de 2014

Liderança - O que é mais importante?Há algum tempo venho me empenhando em estudar e entender os comportamentos das pessoas no ambiente corporativo. Não raramente me deparo com executivos que têm em comum a preocupação da sucessão nas posições de liderança, sejam as companhias dos tamanhos que forem. Desde empresas familiares até multinacionais.

 

Uma pesquisa publicada recentemente aponta para a falta de líderes nas empresas, principalmente nos últimos anos. Isso porque cada vez mais as pessoas têm pressa de chegar ao topo e acreditam que o conhecimento técnico é suficiente para que isso ocorra. Ledo engano.

 

Dia desses estava em uma empresa automobilística para um treinamento com alguns gerentes. Um dos participantes me disse que estava em dúvida sobre quem promover no seu departamento, uma vez que ele tinha em aberto uma vaga de supervisor para uma área considerada como vital para o sucesso da empresa e gostaria de preenchê-la com um profissional interno.

 

Ele tinha à sua disposição duas pessoas com bastante tempo de empresa. Uma delas tinha melhor conhecimento técnico e a outra se destacava pela capacidade de influenciar e entender as pessoas.

 

Este, perguntou-me: "Se você estivesse no meu lugar o que faria?". Tenho por hábito não responder de imediato, pois acredito que respostas prontas evitam que o interlocutor raciocine. Perguntei quantas pessoas responderiam a este supervisor e ouvi como resposta que seriam 20 subordinados diretos. Isso foi mais que suficiente para minha decisão: "Sem a menor dúvida escolheria o profissional que se dá melhor com pessoas, pois líder é aquele que tem a capacidade de inspirar e fazer com que todos se movimentem em busca de objetivos comuns. Isso se consegue gerindo pessoas e não procedimentos técnicos."

 

Há uma frase dita pelo maior guru da administração moderna, Peter Drucker, que resume bem o motivo dessa resposta: "As pessoas são contratadas por seu conhecimento técnico e são demitidas por seu comportamento. Por isso quem busca entender as pessoas leva grande vantagem no momento de liderar." Essa frase foi publicada em 1959 e continua mais atual que nunca. Conheço inúmeros casos onde a pessoa que tem maior conhecimento técnico é promovida, não sendo raro, a empresa perder um excelente técnico e ganhar um péssimo líder.

 

Não estou defendendo a falta de conhecimento. Ele é fundamental para o sucesso. É importante conhecer, se instruir, estudar, planejar e ter experiência para resolver os problemas, mas para liderar deve-se ir mais adiante. Deve se preocupar com as pessoas, entender seus comportamentos, gerindo assim qualquer negócio.

 

Todos que quiserem podem se tornar líderes, seja na empresa, em casa, na comunidade, no time de futebol ou no grupo de carteado. Para isso a preocupação com as pessoas e as equipes torna-se primordial. Afinal são elas que produzem os resultados desejados.

 

Profissionais em posição de liderança - ou que desejam chegar lá - e que têm dificuldade em lidar com pessoas correm o sério risco de serem apenas chefes do tipo "manda quem pode obedece quem tem juízo" ou meros donos de negócio fadados a fracassarem a qualquer momento. Os tempos são outros e exigem profissionais preparados para os desafios. Mas, mais do que nunca preocupados com pessoas e seus comportamentos e habilidades. Se esse for o foco, com certeza bons resultados virão!

 

Por: Marcelo Pirani
Intrutor do curso de coaching 19 a 21 de Outubro/12, para mais informações sobre o curso, clique aqui.


 

 
 
Mais Notícias
 


















Actius Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | PNL | Mais Notícias

Actius PNL - Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | Campinas | Voltar     Actius PNL - Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | Campinas | Home

 
 

Home

Cursos & Treinamentos


PNL & Excelência Humana

Practitioner em PNL

Conquistando Objetivos

Transformação Essêncial

 


Hipnose Ericksoniana

Master Practitioner em PNL

Trainer Training

Hipnose Comunicação Sistêmica

Agenda

InCompany

Revista InterActius

Fotos & Depoimentos

Actius News

Empresa

Contato

Cadastre-se e receba nossas promoções

Horário de Funcionamento: Seg. à Sex. 8h30 às 18h    Telefone: 19 3305.2002
Endereço: Rua Fialho de Almeida, 66, Jd. N. Sra Auxiliadora - Campinas/SP
Copyright © 2000-2018 • Actius PNL & Excelência Humana - Centro de Treinamentos
PagSeguro Actius ISO 9001:2008 Z.midia - Energia Criativa na Web | Criação e Manutenção de Websites em Campinas/SP