Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000

Fomos a Primeira e Única empresa de PNL com
ISO 9001:2008



Home - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Empresa - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Agenda - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Cursos & Treinamentos - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 InCompany - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Revista InterActius - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Actius News - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000 Contato - Actius - PNL | Empresa de treinamentos certificada ISO 9001:2000
Notícias  

 

A Arte do Coachig.

Terça-feira, 10 de Agosto de 2010

 Arthur Diniz

 

O Coaching é a técnica comportamental mais discutida nos últimos tempos e as empresas estão ávidas por implementar não somente a técnica, mas também a cultura do Coaching nas mentes e corações de seus líderes. Mas a dúvida ainda paira mente de muitas pessoas: o Coaching é apenas mais um modismo ou chegou para ficar? O líder Coach é apenas mais um nome bonito ou é realmente um líder diferenciado? Se é diferente, qual a diferença? Será que não é mais uma utopia, daquelas que não funciona na prática? Será que é possível treinar líderes e conscientiza-los da necessidade da mudança?

 

Em minha opinião o Coaching veio para ficar. Independente da batalha semântica que se trava, a filosofia por trás dessa técnica gerencial é que faz toda a diferença. Essa filosofia começa do pressuposto de os resultados de uma empresa somente são sustentáveis no longo prazo se essa empresa estiver formando novos líderes em base diária, de forma a não depender para sempre dos seus líderes atuais.

 

Formar líderes melhores significa formar pessoas e profissionais melhores, pois a Liderança começa pelo caráter, identidade e objetivos de cada um. E é somente por isso que eu considero o Coaching uma arte. Porque, como em qualquer arte, não existem parâmetros fixos, nem receitas prontas para que cada um possa se tornar um artista melhor. Algumas técnicas funcionam em alguns contextos e não funcionam em outros. Algumas funcionam com determinadas pessoas e não funcionam com outras.

 

Por onde começar, então? O início ocorre exatamente quando quebramos um dos maiores paradigmas da Liderança: o de que o líder tem que saber tudo e dizer aos seus liderados o que fazer. Quando digo isso nos meus cursos de Liderança e Coaching, a reação é de surpresa total. “Como assim? O líder não deve dizer aos seus liderados o que fazer nem como fazer?” Exatamente.

 

A missão do líder não é formar novos líderes? Então ele tem que focar seus esforços nessa direção. Os resultados serão conseqüências diretas do crescimento dos profissionais e não mais do direcionamento de poucos. O líder Coach estará constantemente formando pessoas capazes de pensar por si mesmas, atingir resultados e transformar constantemente o ambiente, antecipando mudanças e encontrando novas formas de fazer o resultado.

 

A ferramenta número um do Líder Coach é a pergunta. Parece estranho, mas é exatamente isso. A grande mudança no paradigma da Liderança acontece quando o líder para de dizer aos seus liderados como fazer as coisas e começa a perguntar.

 

As perguntas do líder têm impactos profundos nos seus liderados. Primeiro de tudo, obriga o liderado a pensar, desenvolvendo com isso sua visão estratégica e a sua criatividade. Quando a resposta vem fácil e mastigada o liderado não precisa nem pensar. Basta seguir as instruções.

 

O segundo impacto é ainda mais importante. Quando um líder diz ao seu liderado exatamente o que fazer, ele (líder) fica como único responsável pelos resultados da tarefa. Se der errado não há nenhum problema. A culpa é do chefe. Foi ele quem mandou fazer desse jeito. Agora, quando o líder inverte a mão e pergunta fica tudo diferente. Depois de pensar, o liderado vai escolher uma alternativa de ação. Como ele mesmo foi o autor da idéia, ele ficará automaticamente comprometido com o sucesso da mesma. E não é comprometimento uma das grandes necessidades do líder?

 

Agora, não basta fazer qualquer pergunta, sem saber exatamente o que e porque está perguntando. Não adianta também fazer perguntas focando somente nas tarefas que precisam ser realizadas. O segundo ponto fundamental do Líder Coach é o seu foco no desenvolvimento dos seus liderados. Para isso, o líder deve guiar seu liderado no caminho do desenvolvimento pessoal e profissional.

 

O primeiro passo para isso é ajudar o liderado a se conhecer melhor, através de ferramentas de assessment, auto-avalições, feedbacks e avaliações 360º. Somente com esse conhecimento, pode-se traçar um plano de desenvolvimento focado e eficaz. O papel do Líder Coach nesse processo é facilitador de feedbacks. Ele ajuda seu liderado a ver o que falta para que ele possa atingir seus objetivos profissionais.

 

Definido um plano de mudança, cabe ao Líder Coach funcionar como um “personal trainer” do seu liderado, traçando planos de ação em conjunto e cobrando uma mudança efetiva.

 

Os resultados são extraordinários e tem mais uma conseqüência, a que considero mais importante de todas. Como o liderado estará aprendendo a pensar, estudar alternativas e tomar decisões, o “Líder Coach”, estará cumprindo seu papel maior, que é o de desenvolver novos líderes. Parece ser uma receita simples, e é. Experimente liderar através de perguntas e depois analise os resultados.

 

Mais Informações:

Consulte um de nossos Consultores - (19) 3305-2002 - cursos@actius.com.br


 

 
 
Mais Notícias
 


















Actius Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | PNL | Mais Notícias

Actius PNL - Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | Campinas | Voltar     Actius PNL - Consultoria, Desenvolvimento e Liderança | Campinas | Home

 
 

Home

Cursos & Treinamentos


PNL & Excelência Humana

Practitioner em PNL

Conquistando Objetivos

Transformação Essêncial

 


Hipnose Ericksoniana

Master Practitioner em PNL

Trainer Training

Hipnose Comunicação Sistêmica

Agenda

InCompany

Revista InterActius

Fotos & Depoimentos

Actius News

Empresa

Contato

Cadastre-se e receba nossas promoções

Horário de Funcionamento: Seg. à Sex. 8h30 às 18h    Telefone: 19 3305.2002
Endereço: Rua Fialho de Almeida, 66, Jd. N. Sra Auxiliadora - Campinas/SP
Copyright © 2000-2018 • Actius PNL & Excelência Humana - Centro de Treinamentos
PagSeguro Actius ISO 9001:2008 Z.midia - Energia Criativa na Web | Criação e Manutenção de Websites em Campinas/SP